Pular para o conteúdo principal

Um artigo de 2016

Você acha MESMO que Temer é melhor que Dilma?

(um artigo que poderia se chamar "Infelizmente eu me lembro").

Desde a ditadura, todos os presidentes, dos mais à direita aos mais à esquerda, subiram a rampa com um vice à direita, trazendo um partidão "para compor a base".

Um partidão é um grupo de direita que não pratica diretamente nenhuma ideologia. Ele só fica ao centro para se alinhar ao poder do momento, para vender seus votos no congresso e mamar nas tetas do governante de plantão.

O mais famoso foi o PFL, depois DEM e agora o PSD do kassab arggghhh. O mais bem sucedido nesse objetivo é o PMDB.

Na biologia, esse tipo de vida é o parasita, ou no máximo um ser simbiótico, qundo o hospedeiro é conivente.

Tancredo subiu a rampa com o Sarney, que era Arena (alinhado aos militares), depois PMDB. Quer dizer, não subiu porque ficou doente. Ulisses manobrou a massa que queria diretas, o indireto morreu e nós ganhamos Sarney, campeão mundial de inflação com 80% num mês.

Collor manobrou a massa com a caça aos marajás, e subiu a rampa com o Itamar, que nós ganhamos com a sua permanente indecisão e incapacidade: demos a sorte de trazer o plano real - não custa lembrar que o pt esteve contra. Renan é fruto dessa corja, formado na casa da dinda sob pc farias.

FHC subiu a rampa com o Maciel, o "mapa do chile", e governou com o Toninho Malvadeza distribuindo rádio e televisão. Decidiu comprar a reeleição, e fixou o preço de 200 paus por deputado (900 em dinheiro de hoje), pagos pelo amazonino e distribuídos pelo serjão. Eu ficava escandalizado, mas não havia facebook para os escandalizados de hoje ficarem escandalizados junto comigo.

É bom lembrar nesta hora! FHC não poderia ser reeleito, e comprou a reeleição com o Serjão (o Dirceu dele) pagando um preço fixo de 200 paus: deputado a deputado, em um escritório num hotel ao lado da rampa. Isso lembra alguma cena de hoje?

Lula subiu a rampa com o João da Coteminas, que não era o líder de um desses partidões, mas trazia o leque de todos os pequenos partidos. Lula só conseguiu finalmente a eleição quando fez a carta aos brasileiros (em que declarava "eu vou compor") e aceitou um vice do centrão.

Lula ainda pôde fazer o primeiro governo sem a composição com o centrão, pela grande aprovação que tinha, e pelas medidas ortodoxas de economia, com equipe centrada no Meireles. Na tentativa da reeleição, enfrentou o mesmo problema que o FHC e começou a comprar partidos e deputados. A imprensa simplista e mal formada deu o nome de "mensalão", mas não era uma mesada (pagamento recorrente): era negociado votação-a-votação, deputado-a-deputado, igualzinho à reeleição do FHC. Quando ele rompeu alguns acordos, principalmente não chegou ao preço do roberto jefferson, este posou de bonzinho, abriu o cofre onde guardou os 4 milhões que tinha ganho e quis virar o herói da estória, uma espécie de delação premiada ao ar livre, na época.

Lula confessou em rede nacional, para uma repórter da globo, em um jardim na frança, que o mensalão era "somente caixa 2". Desde então ele merece a prisão por confissão de crime em rede nacional (internacional).

Mas ele conseguiu eleger o seu poste, a Dilma. Que veio a colocar no comando da economia o manteiga. Na minha opinião a raiz dos nossos problemas é a longa era de não-decisões que resultou disso.

Dilma subiu a rampa com o Temer. Nessa hora a raça dos parasitas já tinha tido um sucesso natural, estrondoso, DARWINIANO. O PMDB já era o maior partido do país, com cerca de 57 dos 39 ministérios (sim, eles conseguem ter mais cargos que os disponíveis).

A compra do centrão não foi suficiente para manter a "governabilidade". Trouxeram o pp do maluf, trouxeram a katia, o kassab, e formaram o maior balaio de gato no poder. Lembra o governo do Scar no Rei Leão (filme infantil também é cultura).

O "petrolão" (outro nome paupérrimo de uma imprensa inculta) começou com o flagrante de um cara do PP na petrobrás. Lembrando, o mensalão começou com o flagrante de um cara do pmdb pegando 3.000 reais (um pixuleco!) nos correios.

O dinheiro que veio das falcatruas do governo não voltou só para acmpanha da presidente. O dinheiro foi para os grandes bancos e as grandes construtoras, e foi distribuído para os dois grandes partidos e em menor quantia para todos os pequenos. O estadão tem um mapa do dinheiro, bastante expicativo, é bem legal de consultar.

O país ficou parecendo com a Itaguaí de Simão Bacamarte. Todo mundo tem o seu ministro de cuecas cheias, ou o seu helicóptero de cocaína. Todo mundo tem sua continha na suíça!

O barril de merda explodiu. É porcaria prá todo lado. Minha tese preferida nessa confusão é o cancelamento dessa última eleição. Sei que eventuais próximas eleições não trariam (não trarão) gente melhor, mas pelo menos teremos uma chance de votar melhor. Sei que não há base legal, mas o meu "i have a dream" é que essas eleições extraordinárias tivessem a proibição de candidatura de qualquer cidadão que já tenha tido cadeir ou cargo. Mas isso é sonho impossível, claro.

Agora, vamos recapitular. Tancredo morreu e nos deu Sarney. Collor renunciou e nos deu Itamar. O PMDB é o partidão parasita que tem Sarney (sempre ele?), Renan, Cunha, ganhou a dissidente Marta, etc, etc, etc....

Dá mesmo prá achar que Temer é melhor que Dilma?

Abril 16, 2016










Bastidores da discussão no Congresso - fotos EXCLUSIVAS :-(

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente = Ciro

Vou pular logo para o presidente porque não tenho tido tempo de escrever (nem nas mídias sociais). Mas vou colocar depois os demais cargos, que são tão ou mais  importantes que a eleição para presidente. Meu candidato é Ciro 12 . Eu já não votei no Ciro de outras vezes. Eu já votei em outros candidatos que estão aqui em outras vezes: eu me refiro à Marina e ao seu vice Eduardo Jorge. Enquanto escrevo esta, a Roda Viva está fazendo um debate com 3 candidatos a vice. Fiquei convencido de que se o Eduardo Jorge fosse o cabeça de chapa eu me penderia ainda mais para a Marina. (Btw, também fiquei convencido de que se a Ana Amélia fosse a cabeça de chapa, teria mais votos que o Geraldo.) Não tenho dúvidas de que o Ciro é um sujeito preparado . Tenho feito a "piada" de que, enquanto o Meirelles faz uma frase, a Marina faz duas; e o Ciro escreve um doutorado. Coloco "piada" entre aspas porque é assim mesmo. O capitão faz a "piada" de que gostaria que fo

Eleições anteriores

Nas eleições para presidente do Brasil até agora, meu votos foram os seguintes. Até 1974 = eu não tinha idade para votar, mas mesmo que tivesse, a ditadura não me convidaria. 1974 . Candidatos Geisel e Ulysses (anti-candidato). Provavelmente eu não votaria (se tivesse idade, porque a maioridade aos 16 é posterior) mas a ditadura não me convidaria a votar. Com todo o respeito ao Ulýsses, que sempre foi o deputado em que o meu pai votou, e ao vice Barbosa Lima Sobrinho, aquilo não era uma eleição, era apenas um simulacro até um pouco risível. 1978 . Candidatos Figueiredo e outro general. Aí eu já tinha 18 anos, o resto é igual a 74. 1985 . Trancredo e Maluf. Eu estava puto  da vida. A gente tinha pintado a cara, tinha tomado as ruas, a gente estava cheio de esperança, e o Ulysses (já citado) e o Tancredo transformaram Diretas Já em Indiretas Já. Desdo o começo eles queriam isso, eles puxavam para a Dante de Oliveira. Portanto mais uma vez eu não fui convidado a votar, e mais uma